Front-end e Back-end, entenda a diferença

Front-End

Programadores front-end têm a preocupação em desenvolver soluções focadas no uso do cliente, ou seja, na criação de telas que serão usadas pelos usuários.

É muito comum que esse tipo de profissional desenvolva aplicações focadas em usabilidade, design e interação para que seja feito um trabalho estético que entregue modernidade e facilidade a quem usa o sistema.

Geralmente, as linguagens de programação mais comuns usadas por esses profissionais são HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem focada em criação de estilo) e JavaScript (responsável pela criação de interações, animações, uso de lógica, etc).

Ter o domínio dessas três linguagens é fundamental para um bom trabalho como desenvolvedor web, pois se trata do básico da estrutura web.

Back-End

Enquanto o front-end se preocupa com a criação de aplicações visuais, o back-end é responsável pela interação com bancos de dadosregistro de informações e envio delas para que o front-end mostre os resultados.

É um trabalho mais voltado aos bastidores, mas não menos importante. Todo tipo de aplicação que necessita do registro de informações precisa de um profissional que tenha um conhecimento sobre essa área.

As linguagens de programação mais usadas são:

  • PHP
  • Node.Js
  • Ruby on Rails
  • C#
  • Java
  • Entre outras

O profissional de back-end tem que se preocupar principalmente com a segurança de um sistema, com a velocidade da entrega e processamento das informações, além da lógica feita de forma correta para que a aplicação consiga executar da melhor maneira possível.

Alguns sinais que você é um profissional que gostaria mais de trabalhar com back-end:

  1. Você gosta de criar estruturas lógicas
  2. Segurança é algo com que você se preocupa
  3. É do tipo de pessoa que gosta de Banco de Dados, inclusive SELECT * FROM é um dos comandos que você mais executa na frente do computador
  4. É do tipo de pessoa que gosta da interação entre os dados e a criação da estrutura do sistema

Também existem tecnologias que conseguem desenvolver ambas as partes (front-end e back-end).