1. Registre seu domínio
Acesse o site registro.br para poder escolher o nome de seu site.
Essa etapa é muito importante, porque quando você compra um domínio, evita que outras pessoas utilizem o mesmo nome que você.
Para isso, basta acessar o registro.br, digitar o domínio desejado no espaço indicado e clicar em Pesquisar para ter certeza de que o nome que você escolheu não foi usado ainda.
Caso o nome escolhido por você não tenha sido utilizado ainda, clique em Registrar e preencha os campos seguintes com suas informações pessoais para comprar esse domínio. Ao final disso, você receberá um e-mail para prosseguir com seu cadastro e escolher a forma de pagamento.
2. Contrate um serviço de hospedagem
O serviço de hospedagem é quem colocará seu site no ar e o manterá funcionando.
Existem muitas opções no mercado para essa finalidade, tanto gratuitas quanto pagas. Porém, o grande problema de escolher um serviço de hospedagem gratuito é que eles apresentam muitas restrições e podem ser instáveis, o que pode fazer com que seu site saia do ar.
Já para serviços pagos, você tem várias outras opções, como o HostGator e o King Host, que possuem planos a partir de R$12 por mês. O importante aqui é pesquisar e escolher aquele que mais compensar para você.
3. Escolha um construtor de sites
Depois de ter seu domínio e um bom serviço de hospedagem, o próximo passo é construir seu site.
Mais uma vez, há várias opções para você, inclusive, os próprios construtores de site dos serviços de hospedagem contratado.
Para decidir qual é o melhor, veja se é possível customizar o site, escolher um template relacionado a seu negócio e incluir vídeos e imagens para deixar as páginas com sua identidade.
O lado bom desses construtores é que a maioria deles é bem autoexplicativo, assim, fica fácil criar um site com a ajuda dessas ferramentas.
Mas caso você não tenha como investir nenhum capital inicial na criação de seu site, há uma outra maneira de fazer isso, que é por meio de construtores de sites gratuitos que já incluem o serviço de hospedagem.
Porém, como dissemos anteriormente, o problema desse tipo de site é que você não terá um domínio exclusivo para sua marca, o que pode prejudicar o rankeamento de seu site nos buscadores.
Nós escolhemos o Google Sites, que disponibiliza integração com lojas online, Google Maps, além de ser mobile friendly, por exemplo. Mas você pode escolher outra ferramenta, caso prefira.
Google sites
1. Crie uma conta Google. Caso você já tenha, use a sua mesmo.
2. Na barra de pesquisa, digite Google Sites. Assim que abrir a página principal, clique em Criar no canto direito da tela. Você terá duas opções: no Google Sites Clássico e no novo Google Sites. Selecione a segunda opção.
3. Assim que você selecionar a opção no novo Google Sites, uma nova janela será aberta já com a página inicial de seu site.
Essa será a primeira imagem que as pessoas verão assim que acessarem seu site. Por isso, é importante que você invista tempo para deixar uma boa primeira impressão e, principalmente, para que essa página tenha a identidade da sua marca.
Você pode customizar essa página da maneira que achar melhor e de forma que os visitantes olhem e saibam que aquele site é seu.
4. Acrescente seu logo no canto esquerdo da tela, em Digitar o nome do site, e o Título da sua página, com o nome de sua marca ou até mesmo uma frase que resuma seu negócio.
Em Título da sua página você pode inclusive Alterar imagem e escolher entre Fazer upload ou Selecionar imagem. Na primeira opção, caso você tenha um banner com a identidade de sua marca, é possível acrescentá-la em seu site. Mas se você não tiver nada específico ainda, você pode utilizar o banco de imagens disponibilizados pelo Google e escolher uma que reflita o nicho de seu empreendimento.
5. Acrescente textos, imagens, incorpore uma URL (caso você tenha um blog ou até mesmo suas redes sociais) e faça upload de arquivos, como vídeos, para incrementar ainda mais a página inicial de seu site. Para isso, basta escolher a ação que você desejar no canto direito da tela, logo abaixo de Inserir.
Se seu negócio tiver uma sede ou uma loja física, você pode clicar em Mapa e acrescentar o endereço. Além disso, clicando em YouTube é possível colocar vídeos de seu canal nessa rede na primeira página de seu site.
6. Clique em Temas para escolher o estilo de letra e cores dos textos e em Páginas para adicionar outras páginas ao seu site.
7. Acrescente quantas páginas você achar necessário para criar uma vitrine de seu negócio. Cada vez que você acrescentar uma Nova página, o título escolhido para ela aparecerá no canto superior da página principal de seu site. Lembre-se de customizar todas as novas páginas de forma a deixar o site sempre com sua identidade.
É possível criar botões com call to actions em todas as páginas de seu site. Basta que você acrescente a página de destino para onde o visitante de seu site será encaminhado.
8. Quando você tiver acrescentado todas as páginas, textos, imagens e vídeos em seu site, clique em Publicar no canto direito da tela.
Escolha o nome de seu Endereço da Web. Caso o nome já tenha sido usado, o Google informará para que você mude o nome de seu site.
9. Clique em Visualizar para ver como seu site ficou. Você pode fazer alterações sempre que necessário.
Pronto! Você acabou de criar um site usando o Google Sites. Porém, como você pode perceber, sua URL aparecerá sempre com sites.google.com antes do nome de seu negócio. Então, essa não é uma opção muito recomendada, porque, como já dissemos, você não terá autoridade de domínio.
E aí? Percebeu que é possível criar um site sozinho?