O que você precisa para ser um programador front-end

O desenvolvimento web se divide em duas partes: back-end e front-end. A primeira está mais voltada para as linguagens de programação e códigos, enquanto a segunda se preocupa mais com a interface exibida para o usuário. Vamos apresentar aqui alguns conceitos, conhecimentos necessários e sugestões de como se capacitar para ser um programador front-end. Aproveite as dicas e comece logo a se especializar!

Primeiros passos para ser um programador front-end

Se você quer ingressar nesta área a primeira coisa que precisa fazer é desmistificar alguns pré-conceitos. Um deles é de que desenvolvedor front-end e não mexe com design e designer não entende de lógica de programação. O ideal é que esses profissionais procurem entender e desenvolver novos conhecimentos a fim de aprimorar suas atividades.

É natural que um desenvolvedor não tenha total domínio sobre design, mas ao menos precisa conhecer o básico sobre legibilidade e usabilidade de sites. Assim como o web designer precisa entender como funciona o back-end de um site e compreender lógica de programação. O profissional que está disposto a ampliar o seu campo de atuação tende a encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Lógica de programação

Esse é um dos requisitos básicos para quem quer ingressar no universo do desenvolvimento de sites. Comece fazendo um curso de algorítimos, tem muita coisa gratuita na internet, pesquise.

HTML

Qualquer um que queira aprender a programar precisa conhecer HTML. Portanto, se você realmente deseja ser um programador front-end vai precisar começar pelo HTML. Essa é a linguagem usada para estruturar todo o conteúdo de um site. O recomendado é que você aprenda os fundamentos de HTML, coloque os conhecimentos em prática criando uma página na web. Além disso, também é importante dar atenção à semântica (que simplifica a leitura do código e o SEO) e acessibilidade.

CSS

Outra linguagem que todo programador front-end precisa conhecer é o CSS, que significa Cascading Style Sheets, para o português poderíamos traduzir como folhas de estilo em cascata. Na prática o CSS pode ser considerado um complemento para o HTML, pois organiza melhor as linhas e adiciona novas possibilidades ao código. Com essa linguagem você pode mudar praticamente todo o visual de um site, por isso é fundamental conhecê-la.

JavaScript (jQuery)

Quando ingressar no universo do desenvolvimento web você vai ouvir muito falar em Java e JavaScript. Mas é importante saber que elas não são a mesma coisa. O JavaScript também pode ser considerado um complemento ao HTML e ao CSS, pois é uma linguagem responsável por algumas funções e comportamentos que tornam os sites mais dinâmicos. Já o jQuery é uma biblioteca que ajuda a sintetizar o código, reduzindo suas linhas e mantendo a mesma função.

Bootstrap

O Bootstrap é um framework muito popular, voltado para a criação de sites responsivos. Seus recursos são muito usados por programadores front-end, pois a ferramenta oferece componentes e recursos que simplificam e tornam mais ágil o desenvolvimento web. É importante destacar que o Bootstrap é gratuito, oferece modelos e estilos editáveis que facilitam a criação de layouts responsivos.

Tudo o que apresentamos até aqui é só o básico para você se tornar um programador front-end. Além destes conhecimentos também é fundamental ter noções de design, isso vai simplificar a distribuição do conteúdo.

Também é importante ressaltar que o programador front-end pode assumir um papel intermediário entre o cliente o back-end. Por isso é importante usar a empatia e procurar entender ambas as partes, juntos vocês poderão encontrar alternativas para solucionar eventuais contratempos.