O WordPress é um instrumento poderoso no quesito de manutenção e geração de sites. Uma maneira fácil e rápida de gerar, inserir e formatar texto para seu site ou blog. Foi considerada atualmente a melhor e mais popular plataforma de postagem no mundo de criação de sites, pois é dinâmico e pode ser utilizado por quem não entenda de programação, sendo uma de suas grandes vantagens.
A interface do WordPress com certeza é um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso. É muito intuitivo e fácil de aprender. Com algumas pesquisas no Google qualquer pessoa é capaz de publicar conteúdo e até mesmo instalar um novo plugin.
Possui uma instalação fácil e recebe automaticamente avisos de quando uma versão atualizada está disponível, tornando assim um sistema interativo com o seu usuário.
Por ter uma grande praticidade na sua edição ou publicação de textos, também possui o salvamento automático, permitindo assim revisão e a recuperação de teor.
O WordPress pode ser gratuitamente baixado por qualquer pessoa. É um projeto open source nascido em 2003. Isso significa que o WordPress é desenvolvido por vários colaboradores. Os projetos de open source são por norma gratuitos, com grandes comunidades. Os usuários muitas vezes participam dessa comunidade enquanto testadores beta ou simples defensores de marca, mas no fundo não há qualquer exigência para a participação se você não se enquadrar em nenhum desses casos.
Possuí um maior potencial dentro dos buscadores Google, com um gerenciamento completo e orientativo.
Dá para você criar a geração de ferramentas de cadastros e formulários para seus sites com o uso de plug-ins customizados.
Por ter uma grande comunidade de desenvolvedores, o WordPress está em constante evolução. O uso da linguagem PHP com banco de dados MySQL também facilitou o interesse pelos desenvolvedores, já que a linguagem é bastante popular.
Outro recurso muito legal é a criação de usuários com níveis e permissões diferentes. Isso pode ser muito útil para sites com muitas pessoas gerenciando e publicando.
Por si só o WordPress possui uma estrutura que facilita a organização do conteúdo amigável para SEO. E com uso de plugins os trabalhos mais técnicos ficam fáceis de aplicar.
Sua principal particularidade que fez com que fosse líder no mercado: foram as milhares de horas investidas em uma enorme quantidade de desenvolvedores no mundo todo, que vem elaborando novos plug-ins e melhorando sempre a plataforma.