O Sistema de Nomes de Domínio, em inglês Domain Name Server ( DNS ) é a lista telefônica da Internet. Quando os usuários digitam nomes de domínio como ‘google.com‘ ou ‘nytimes.com‘ em navegadores da web, o DNS é responsável por encontrar o endereço IP correto para esses sites. Os navegadores usam esses endereços para se comunicar com os servidores de origem ou servidores de borda CDN para acessar as informações do site. Tudo isso graças aos servidores DNS: máquinas dedicadas a responder às consultas DNS.
Todos os computadores da internet, abrangendo de smartphones ou laptops a servidores que distribuem conteúdo para grandes websites do comércio, se encontram e se comunicam entre si usando números. Esses números são conhecidos como endereços IP. Ao abrir um navegador e acessar um website, você não precisará lembrar-se de um longo número nem digitá-lo. Em vez disso, você poderá informar um nome de domínio, como exemplo.com, e ainda assim encontrar o que deseja.
Ao contrário de uma lista telefônica, os registros DNS são normalmente atualizados, o que significa que o endereço IP de um servidor pode mudar sem afetar os usuários finais. Os usuários continuam a usar o mesmo nome de domínio e são redirecionados automaticamente para o novo endereço. Um registro DNS A ou AAAA aponta um domínio ou subdomínio para um IP, e um registro CNAME aponta um domínio ou subdomínio para outro nome de domínio.
Propagação DNS
Depois de registrar um novo nome de domínio ou ao atualizar os servidores DNS em seu nome de domínio, normalmente leva cerca de 12-36 horas para que os servidores de nomes de domínio em todo o mundo sejam atualizados e possam acessar as informações. Este período é conhecido como propagação. Com a tecnologia DNS de próxima geração, a propagação pode ser reduzida a minutos ou segundos.
O DNS permite que vários nomes de host correspondam a um único endereço IP – isso pode ser usado para hospedagem virtual, quando muitos sites são servidos a partir de um único host. Um único nome de host também pode ser resolvido para vários endereços IP, a fim de distribuir a carga para vários servidores.