O que esperar do WordPress em 2021

 

O WordPress é o maior gerenciador e construtor de sites do mundo, sendo base para mais de 39% dos sites em 2020. Aliás, o software é construído por milhares de colaboradores em todo o mundo. Com um alcance tão grande, é importante se manter sempre atualizado e alcançável para o maior número de pessoas.

Por isso, esperamos que o usuário tenha cada vez mais autonomia na plataforma, principalmente levando em consideração o que já tem sido feito. Com isso em mente, confira o que imaginamos para o WordPress em 2021.

Mais blocos, menos código

Desde o lançamento do Gutenberg em 2018, cada atualização trouxe significativas melhorias para o editor de blocos. A versão 5.5 introduziu o diretório de blocos e os padrões de blocos. Já o WordPress 5.6, versão mais recente, apresentou a possibilidade de desenvolver layouts unicamente com blocos, sem o uso de código.

O tema padrão Twenty twenty-one foi construído para o editor de blocos e oferece padrões de blocos exclusivos. Assim, fica cada vez mais evidente que o WordPress vai proporcionar mais autonomia para que o usuário geral possa gerenciar o seu site sem precisar ser um expert em programação.

Com isso, o que esperamos é que os temas deixem de ser templates de cada página e se tornem uma base de estilo para customização do conjunto. Na perspectiva do fundador do WordPress, Matt Mullenweg, ao invés de focar na geração de temas exclusivos, o foco pode passar a ser o desenvolvimento de blocos específicos para um projeto.

No entanto, a geração de layouts com blocos é a etapa 2 do Gutenberg, que ainda está em curso. Em 2021, existe a previsão do lançamento da etapa 3, que tem foco na colaboração simultânea. Desse modo, vai ser provável que diferentes usuários editem o conteúdo do site ao mesmo tempo, muito semelhante ao Google Docs, facilitando o trabalho em equipe com o WordPress.

Já a etapa 4, que prevê a geração de sites multilíngues, pode permanecer só para 2022, mas antecipa todas as possibilidades que estão sendo imaginadas a partir do editor de blocos.

PHP 8

A última versão do PHP foi lançada em novembro, pouco antes do lançamento do WordPress 5.6. Dessa forma, a versão 5.6 ainda não é totalmente adaptável com o PHP 8, o que pode trazer alguns problemas para o site.

Para quem está com a mão pronta para atualizar o WordPress 5.6 para o PHP 8, a previsão é de que a compatibilidade toda venha ainda no primeiro trimestre, antes do lançamento da versão 5.7. De qualquer forma, a oitava versão do PHP removeu algumas funções, o que exige a transmigração do código de temas e plugins para a recente versão para que não aconteça problemas com a atualização.

Pendências de 2020

Algumas metas de 2020 ficaram pendentes e não apareceram nas atualizações desse ano, portanto esperamos vê-las realizadas na plataforma WordPress em 2021. Uma delas é atualizar as áreas de widgets e o personalizar para que ambos tenham suporte para blocos.

Também envolvendo o editor de blocos, outra meta em andamento é a de gerar uma maneira para que os temas registrem visualmente as áreas de teor para que possam ser exibidas no Gutenberg. Assim, todos os temas vão poder interagir com os blocos.